top of page

Núcleos AEFMV

Imagem_WhatsApp_2023-07-23_às_21.36.51-removebg-preview (1).png

O GOTA FMV-ULisboa, Grupo Organizado para a Tradição Académica da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, é um núcleo que pertence à AEFMV.
Tem como principal objetivo organizar e manter as várias atividades da Tradição Académica na sua Casa, assim como representá-la perante a Academia de Lisboa, promovendo o convívio entre as várias faculdades desta Mui nobre Academia. 
Através das atividades de Gozo ao Caloiro com os estudantes recém-chegados, pretende-se sobretudo acentuar valores de ética interpessoal, como sejam o respeito, a amizade, a integração e a união entre os demais colegas, valores estes que regem a nossa Praxe.

Toda a comunidade académica é convidada a participar nos vários eventos organizados pelo GOTA FMV-ULisboa, tais como a Semana do Caloiro em Setembro e as Atividades de Gozo ao Caloiro ao longo do ano letivo, e também nos eventos organizados em conjunto com as comunidades praxísticas de outras faculdades, como sejam o Cortejo da Latada e a Queima, respetivamente no início e no final do ano letivo.

  • Instagram
  • Facebook

A Tertúlia Tauromáquica da Faculdade de Medicina Veterinária foi fundada a 15 de Março de 1997 por um grupo de estudantes motivados por uma paixão comum, “O Toiro Bravo”.

Desde esta data o número de actividades desenvolvidas por este núcleo foi crescendo, de forma a colmatar uma lacuna existente na formação do Médico Veterinário. Hoje em dia a tertúlia orgulha-se de promover a formação de colegas e aficionados, abrindo espaços de debate e de actualização técnica e científica, especialmente no que toca á sua vertente veterinária.

Os objectivos propostos são:

  • Divulgar actividades, tanto Médico-veterinárias, como de carácter geral, nas áreas referentes ao Toiro de Lide;

  • Dar formação relativa à temática acima referida;

  • Organizar actividades pedagógicas que completem a formação nesta área;

  • Apoiar projectos e investigações que se insiram nos presentes objectivos.

LOGO TTFMV.png
  • Instagram
  • Facebook
Logo FAUNA.png

O interesse pela medicina e conservação de espécies selvagens, silvestres e exóticas tem vindo a crescer de forma exponencial nas últimas décadas. No entanto, os currículos universitários em medicina veterinária são ainda pouco focados nestas áreas. É assim que surge o FAUNA, um núcleo da AEFMV que tem como objectivo criar oportunidades de formação bem como apoiar projectos nas áreas referidas. Organizamos palestras, workshops, visitas a locais de interesse e um congresso internacional anual. Podes-te tornar sócio do nosso núcleo para ter acesso a eventos exclusivos bem como usufruir de preços mais baixos nas nossas atividades. Acede ao nosso site para não perderes nenhuma das nossas próximas ações!

  • Instagram
  • Facebook

O núcleo Buiátrico é um núcleo sem fins lucrativos, destinado a estudantes de Medicina Veterinária, profissionais das áreas das Ciências Veterinárias, bem como a todos os interessados nas várias áreas da Buiatria. Todo o trabalho realizado pelos membros deste núcleo, vai desde a organização de palestras a workshops e saídas de campo, que oferecem e facultam aos interessados ferramentas, conhecimentos e oportunidades que os permitam vingar no mercado de trabalho exigente e competitivo em que vivemos.

Em todas as atividades que realizamos, procuramos abranger temas de especial relevância, importantes na área da Buiatria, tais como: Alimentação e Nutrição Animal, Genética, Reprodução, Podologia, Qualidade do Leite, Instalações, Consultoria, Clínica e Maneio.

Caso necessitem de esclarecimentos ou tenham sugestões para novas atividades, podem sempre contactar-nos através do endereço nucleobuiatricoaefmv@gmail.com. Também podem seguir a nossa página no Instagram e Facebook, e estarem sempre atentos tanto à divulgação dos nossos eventos, como os de outras organizações com os mesmos objetivos que os nossos.
Estamos à tua espera!

  • Instagram
  • Facebook
VETuna.png

Foi no Alto do Monte, em 1995, que nasceu a primeira Tuna de Medicina Veterinária do País, a VETuna, Tuna Mista da Faculdade de Medicina Veterinária, composta por mais de 50 aspirantes a veterinários, de ambos os sexos, que partilham o gosto pelos animais, música, bem como pelo eternum cumbíbio . Perdidos no meio de Histologias, Anatomias e Medicinas, os VETunos conseguiram encontrar-se na escrita de vários originais, como “Cesário, o Veterinário”, “Alto do Monte” e “Paixão de Autocarro”.
Os VETunos encontram-se hierarquizados, de acordo com a sua antiguidade no grupo e dedicação manifestada: assim, as crias da tuna são os candidatos. Se resistirem à selecção natural, tornam-se coisos, daí passam para caloiros, tunos e, por fim, sebastiões.
Desde a sua criação, a VETuna já passou por muito, mas continua a cantar e encantar todas as ruas por onde passa, com a sua boa disposição e (pouca) vontade de estudar.
Queres juntar-te a nós? Segue-nos no Instagram e sabe mais sobre nós através da nossa página do Facebook, YouTube e no nosso site.
Esperamos por ti!

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

As Vetflamencas, grupo de sevilhanas da AEFMV, pertence ao ramo desportivo da AE. 
Tem como principal objetivo desenvolver a dança em estilo flamenco, com diversas rumbas e sevilhanas. Os ensaios decorrem na Faculdade de Medicina Veterinária, às terças feiras, no auditório F, às 18:00 horas.
Este grupo foi fundado em 2021 e desde então tem vindo a crescer, todos são bem vindos e o salero está sempre a surpreender quem menos espera. 
Saudações flamencas, esperamos por ti!

bottom of page